Blog do Dina - Comissão de Saúde da ALRN visita Unicat para abordar escassez de medicamentos


Comissão de Saúde da ALRN visita Unicat para abordar escassez de medicamentos

27 de março de 2024 às 14:06

Nesta quarta-feira (27), os deputados Galeno Torquato (PSDB), Terezinha Maia (PL) e Cristiane Dantas (SDD), membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN, realizaram uma visita à Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). Essa visita técnica marca o início de uma série planejada pela comissão desde sua nova composição, formalizada no início do mês de março, com o objetivo de diagnosticar e solucionar o problema de desabastecimento de medicamentos. O Ministério Público Estadual também esteve presente durante a visita.

O deputado Galeno Torquato, presidente da Comissão de Saúde, enfatizou a importância de buscar uma solução para o problema de desabastecimento e destacou o compromisso em colaborar com o Ministério Público e a Secretaria Estadual de Saúde para resolver essa questão.

"A nossa intenção é somar esforços com o Ministério Público e a Secretaria Estadual de Saúde para resolver esse grave problema de desabastecimento de medicamentos", afirmou o deputado Galeno Torquato.

Por sua vez, a deputada Cristiane Dantas observou que o orçamento é um dos principais obstáculos enfrentados pela Sesap, resultando na falta contínua de diversos medicamentos na Unicat. Ela ressaltou a complexidade do problema e a necessidade de mais tempo para solucioná-lo.

"A dificuldade de manter os pagamentos dos fornecedores em dia também impacta diretamente na continuidade de fornecimento. Muitas licitações não são atendidas e aí a solução seria a compra direta desses medicamentos, mas essa solução também vem enfrentando dificuldades", explicou Cristiane Dantas logo após participar de reunião com a direção e visita às instalações da Unicat.

Durante a visita, os parlamentares foram recebidos pela secretária adjunta de Saúde Pública, Leidiane Fernandes Queiroz, e pelo diretor-geral da Unicat, Ralfo Cavalcanti Medeiros, entre outros servidores.

Leidiane reconheceu a importância desse tipo de atividade por parte da Assembleia Legislativa do RN e destacou o compromisso da Secretaria em encontrar soluções para os desafios enfrentados. Ela explicou que, diante do fracasso de algumas licitações, foi adotada a compra direta como medida para agilizar a aquisição de insumos.

"A Secretaria está totalmente aberta para discutir, para mostrar e para procurar cada vez mais avançar na busca por soluções para garantir o abastecimento adequado de medicamentos na Unicat", afirmou a secretária adjunta de Saúde Pública, Leidiane Fernandes Queiroz.

A promotora Iara Pinheiro, representando o Ministério Público do RN, sugeriu que a Assembleia Legislativa pode atuar para garantir mais orçamento para a Sesap e destacar verbas específicas para a Unicat, visando garantir autonomia financeira e reforçar a equipe de compras da unidade.

"A Assembleia pode dar uma enorme contribuição, atuando no espaço do legislativo para garantir mais orçamento para a Sesap e dando um destaque para mais orçamento para a Unicat", sugeriu a promotora Iara Pinheiro. 

A visita foi vista como oportuna e essencial para entender as dificuldades enfrentadas e buscar soluções para garantir o abastecimento adequado de medicamentos na Unicat.

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) do Rio Grande do Norte é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) responsável pela aquisição, armazenamento, distribuição e controle de medicamentos e insumos para a rede pública de saúde do estado. A Unicat desempenha um papel fundamental na garantia do abastecimento regular e adequado de medicamentos essenciais para atender às demandas da população potiguar, visando promover o acesso universal e equitativo aos serviços de saúde.

 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.