Blog do Dina - DINA VERIFICA: Apagão de 3 dias virá após o eclipse de 8 de abril?


DINA VERIFICA: Apagão de 3 dias virá após o eclipse de 8 de abril?

27 de março de 2024 às 17:00

Os eclipses solares sempre causam fascínio e expectativa em todo o mundo, e o próximo já tem data marcada: 8 de abril de 2024. Desta vez, o eclipse será total, com a lua cobrindo completamente o Sol, mas será visível apenas na América do Norte.

Porém, junto com a empolgação pelo fenômeno, uma história assustadora começou a circular nas redes sociais, espalhando pânico entre os internautas. De acordo com essa história, a Terra enfrentará um apagão de 3 dias após o eclipse de 8 de abril de 2024, supostamente planejado pela elite mundial e satanistas.

Essa narrativa rapidamente viralizou, especialmente no Facebook e no TikTok, e muitos brasileiros também compartilharam versões em espanhol. Mas, ao analisar a história, encontramos várias características comuns de fake news na internet: é vaga, extremamente alarmista, não cita fontes confiáveis e não há notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Vamos aos fatos: Sim, haverá um eclipse em 8 de abril de 2024, mas não há evidências de que isso causará um apagão de 3 dias. O eclipse será um evento raro, visível principalmente nos Estados Unidos, mas não terá o poder de causar um apagão. Quanto à suposta tempestade solar, não existem dados públicos sobre isso para o dia 8 de abril de 2024.

Portanto, não há motivos para temer um apagão de 3 dias após o eclipse. Essas teorias têm raízes antigas e são baseadas em conspirações, não em fatos científicos. Sempre é importante verificar as informações antes de compartilhar para evitar a propagação de fake news e o alarmismo desnecessário.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.