Blog do Dina - Jornal repercute análise do Blog do Dina sobre pesquisa eleitoral


Jornal repercute análise do Blog do Dina sobre pesquisa eleitoral

27 de março de 2024 às 9:51

A análise do BLOGDODINA sobre a disputa eleitoral deste ano repercutiu na imprensa 

Após a veiculação da pesquisa nesta terça-feira (26), o jornalista político Dinarte Assunção avaliou o cenário que está sendo montado para a disputa: “A pesquisa mostra que os cenários estão ficando definidos em torno de três nomes, Carlos Eduardo Alves, Natália Bonavides e Paulinho Freire. O nome de Paulinho Freire chama atenção porque em levantamentos anteriores do Datavero ele aparecia em torno de 5%, chegando agora a mais que o dobro desse percentual. Ao mesmo tempo, chama atenção que no levantamento espontâneo, o “candidato de Álvaro” tenha sido o segundo mais citado. Esse recorte espontâneo traz um número que reflete que a maioria do eleitorado está alheia à disputa, já que quase 65% dos entrevistados não souberam responder em quem pretendem votar”.

O jornalista aponta ainda a possibilidade de uma eleição definida ainda em primeiro turno: “Por fim, a liderança inconteste de Carlos Eduardo no cenário estimulado e sendo o primeiro nome citado entre os espontâneos indica a possibilidade de ex-prefeito liquidar a fatura em primeiro turno, dependendo dos apoios que vai angariar e como será a dinâmica do apoio do prefeito Álvaro Dias”.

Questionado se o apoio do “candidato de Álvaro” teria influência nesse cenário, como fator decisivo, o jornalista afirmou: “Sim. Se, por exemplo, ele apoiar Carlos Eduardo, seria 1º turno com certeza, pois estamos falando de um candidato com 41% de intenções de voto na estimulada dispor do apoio da máquina. Se ele for apoiar um candidato como Paulinho Freire, como tem sinalizado, pode significar mais fortemente segundo turno, especialmente porque parte do eleitor de Carlos Eduardo pode ser desidratada em função do apoio do prefeito de Natal”.

EQUILÍBRIO


O jornalista político, Felinto Filho, classifica como uma disputa equilibrada entre os candidatos: “Entendo que a pesquisa reflete uma realidade relativamente próxima a que a gente vai se deparar, de uma eleição extremamente equilibrada. Porque só temos, nesse momento, um candidato com uma frente significativa sobre os outros. Porém, esse mesmo candidato, se não gozar do apoio do prefeito Álvaro Dias, deverá ser o candidato a ter a maior desidratação nas próximas pesquisas após o anúncio do prefeito. De modo que, os outros candidatos, como estão muito próximos e com essa readaptação mediante o apoio de Álvaro Dias, também importante salientar que isso deverá dar um encurtamento de distância entre os candidatos”.

Felinto ressalta também que deve haver mudanças devido a confirmação da candidatura de Rafael Motta: “E destacando ainda essa linha de raciocínio que quanto mais sustentada for a candidatura de Rafael Motta, em tese, mais dividida será, em primeira instância, também a esquerda. O que também provoca um segundo impacto na intenção de voto de Carlos Eduardo”.

“Então, o que eu quero dizer com tudo isso é que nós vamos ter candidatos aí, três a quatro candidatos muito próximos e com uma definição imprevisível. Tanto para segundo turno, como até para posição final. O que hoje é tido como favorito para o segundo turno, dependendo da velocidade da desidratação, poderá surpreender. E não que venha a deixar de ir para o segundo turno, mas que vá de uma maneira bem menos previsível do que a gente vê hoje”, acrescentou o jornalista.

Felinto Filho destacou ainda o alto índice de eleitores na pesquisa espontânea que estão indecisos: “Reflete justamente isso e mostra a possibilidade da alteração dessas curvas que eu falei agora há pouco. Na verdade, a gente não percebe encantamento do eleitor pela eleição, a gente percebe uma robotização do eleitor para com a eleição, faltando ainda encaixar algumas decisões de alguns players importantes desse jogo. Notadamente, é do prefeito Álvaro Dias, e um segundo assunto é a manutenção da candidatura de Rafael Motta, porque são dois fatos novos que aí as pessoas vão começar a acordar e sentir se a eleição está se aproximando e sentir que elas devem ter começado a pensar na possibilidade de candidatura. Por isso que eu acho que os quatro candidatos têm reais chances de uma disputa bem acirrada”, afirmou Felinto Filho.

ELEIÇÃO INDEFINIDA


“A pesquisa mostra que a corrida pela prefeitura do Natal continua aberta, indefinida”, assim definiu a jornalística política Anna Karina Castro sobre a pesquisa. Anna acrescentou que apesar da liderança de Carlos Eduardo, o número de eleitores indecisos é alto: “Embora o ex-prefeito Carlos Eduardo esteja liderando, seguindo a mesma tendência de levantamentos anteriores (o que é natural tendo em vista que já foi prefeito da cidade 4 vezes), o número de eleitores que ainda não definiram seu voto continua muito alto, o que pode alterar o atual cenário e endurecer a campanha. Essa constatação confirma-se quando olhamos, também, para o resultado da consulta espontânea, no qual mais de 60% dos eleitores não sabem ainda em quem votar”.

Anna Karina endossa a importância do apoio do prefeito Álvaro Dias para um dos pré-candidatos: “Outro dado relevante, que a pesquisa não mostra, mas que será um fator decisivo na campanha, é o apoio do prefeito Álvaro Dias. A gestão do atual prefeito tem bom percentual de aprovação e o candidato que receber o prefeito como padrinho terá, certamente, um crescimento importante na disputa. Apesar da demora de Álvaro em anunciar, um bom observador do cenário político percebe que esse possível candidato marcha para ser o deputado federal Paulinho Freire, que aparece em segundo lugar nas pesquisas e em empate técnico com Natália Bonavides. Portanto, Paulinho com esse reforço deverá subir”.

“Mas o fato é que a pesquisa retrata apenas o atual momento e ainda estamos a 4 meses das convenções e quase 7 meses das eleições. A campanha sequer começou e tudo pode acontecer até lá. Inclusive mudanças em candidaturas e alianças por ora postas na consulta”, acrescenta a jornalista.

DISPUTA ABERTA


Daniela Freire, jornalista política, acompanha o pensamento dos demais analistas sobre a indefinição no cenário: “Os números da pesquisa DataVero, mostram que o cenário da disputa pela Prefeitura de Natal, a seis meses da eleição, é de total indefinição, com a constatação, através dos números da sondagem, que a maior parte do eleitorado natalense não sabe ainda em quem votar ou não se dispõe a votar nos pré-candidatos disponíveis. Mesmo nas avaliações de cenários hipotéticos de segundo turno, os índices de quem não vota em “nenhum” dos candidatos citados são muito altos nesse momento. Isso mostra uma disputa aberta e também indica que poderá ter peso o voto do atual prefeito Álvaro Dias, que ainda não disse publicamente quem será o candidato à sua sucessão que receberá o seu apoio”.

Daniela afirmou também que ainda há espaços para mudanças: “Em termos gerais, a pesquisa DataVero reforça que a liderança nas intenções de voto vai se consolidando em torno do nome de Carlos Eduardo Alves, mas indica claramente que há espaço para mudanças no ‘ranking’ que temos visto nas últimas sondagens realizadas. E isso poderá depender da formação das chapas, das indicações de vice, dos apoios a serem recebidos”.

Diário do RN

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.