Blog do Dina - Professores da UFRN discutem indicativo de greve na próxima terça-feira (9)


Professores da UFRN discutem indicativo de greve na próxima terça-feira (9)

3 de abril de 2024 às 16:39

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irão participar de uma assembleia na próxima terça-feira (9) para discutir os encaminhamentos do indicativo de greve aprovado no último dia 19 de março. De acordo com o presidente do Sindicato dos Docentes da UFRN (ADURN), Oswaldo Negrão, as reivindicações estão divididas em dois eixos: a nacional, em virtude das perdas salariais da categoria ao longo dos últimos anos, e a setorial que corresponde a aprovação da proposta  elaborada pelo PROIFES-Federação. 

O debate da próxima terça vai acontecer de forma híbrida: presencialmente, no auditório Otto de Brito Guerra, localizado na reitoria da UFRN; e de forma remota, por meio da plataforma Zoom. O presidente do ADURN-Sindicato reforça que é fundamental a participação dos professores na defesa  das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), para que possam discutir com seus pares as estratégias de luta da categoria. 

A proposta da PROIFES-Federação, um dos pontos que irão entrar na pauta da reunião,  prevê reajustes em 2024 (9,39%), 2025 (6,82%) e 2026 (6,82%),  de modo que em 2026 a malha salarial cumpra com o Piso Salarial Nacional (Lei 11.378, de 16/07/2008). O valor seria reajustado considerando a projeção do IPCA deste ano em 4% e o de 2025 em 4%. Isso significa que em 2026 o salário de entrada do professor graduado, com  40h semanais de trabalho, seria de R$ 4.954,34.

O documento com a proposta foi encaminhado pelo PROIFES-Federação ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) no último dia 25 de março. De acordo com a Federação, nesta quarta-feira (3) será realizada uma reunião junto a Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu)  para discutir o assunto. 

Com informações da Tribuna do Norte

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.