Blog do Dina - Alerta em Natal: Exames de Endoscopia e Colonoscopia sem Anestesistas Preocupam


Alerta em Natal: Exames de Endoscopia e Colonoscopia sem Anestesistas Preocupam

4 de abril de 2024 às 15:10

Recentemente, o Blog do Dina recebeu relatos alarmantes sobre a realização de exames de endoscopia e colonoscopia em Natal, especificamente em uma clínica especializada, onde procedimentos foram conduzidos sem a presença de anestesistas. Pacientes da Unimed Natal, desde o início de fevereiro, estão sendo submetidos a esses exames sem o suporte adequado, uma situação que põe em risco a segurança e o bem-estar de todos envolvidos.

Procurada, a Unimed afirmou desconhecer a situação. Afirmou ainda que até duas semanas atrás tinha cerca de 20 anestesistas cooperados na Unimed Natal, além de contratação de anestesistas por meio de contratação PJ, indicando uma infraestrutura aparentemente capaz de atender às necessidades dos seus usuários. No entanto, a realidade enfrentada pelos pacientes parece contar uma história diferente.

A crise se agravou com a declaração do Dr. Sérgio Lima, diretor de processo da Coopanest-RN, que reforçou a gravidade do problema. Segundo ele, não apenas a ausência de anestesistas compromete a segurança dos pacientes, mas também evidencia uma preocupante desvalorização do cuidado necessário em procedimentos que envolvem sedação.

Dr. Lima relembrou um incidente pessoal ocorrido, quando sua própria mãe necessitou de uma endoscopia. Ao acompanhá-la como filho, porém já sendo médico, presenciou um erro de sedação que por pouco não resultou em um desfecho trágico. Este relato pessoal destaca não apenas os riscos inerentes à sedação sem acompanhamento especializado, mas também serve como um alerta para os perigos que pacientes estão enfrentando atualmente em Natal.

"Só estava o endoscopista e um técnico de enfermagem. Ele preparou uma solução para sedar a minha mãe, sem um anestesista [...] Minha mãe começou a desaturar. Ele olhou para o técnico e disse, 'O que você fez? Não era para fazer esses 10 ml. Ele estava diluído, era para você fazer dois', ele disse 'eu fiz tudo', se eu não estou lá eu não sei qual tinha sido o fim da minha mãe."

A redução da oferta de médicos anestesistas pela Unimed Natal desde fevereiro deste ano tem causado longas filas de espera e prejudicado o atendimento nas clínicas e hospitais da cidade. O procedimento, que deve ser conduzido por dois profissionais – um para realizar o exame e outro dedicado à sedação –, está sendo comprometido, colocando pacientes em uma posição vulnerável e potencialmente perigosa.

Comentários [1]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


ednaldo dias

Realmente, em natal, estamos passando por dificuldades de bons profissionais em anestesia, sei que a COOPANEST, tem melhores profissionais, não que tenha maus profissionais na cooperativa contratada, mas alguns deixam desejar, sou um instrumentador cirúrgico de equipe e estou vivenciando diariamente !!!!