Blog do Dina - DNIT começa a construir desvio na BR-304 após desabamento de ponte


DNIT começa a construir desvio na BR-304 após desabamento de ponte

4 de abril de 2024 às 9:28

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-RN) iniciou nesta quarta-feira 3, em Lajes, a construção de um desvio da BR-304, na lateral da antiga ponte que foi derrubada pela enxurrada. A expectativa é que o desvio pronto seja entregue em 15 dias, segundo o superintendente regional do Dnit, Getúlio Batista.
 

O trecho teve uma ponte e cerca de 300 metros – em cada sentido – destruídos após a inundação do Rio Ponta da Serra no domingo 31, devido às intensas chuvas que atingiram a região desde a semana passada.

Atualmente, por causa da interdição da BR-304 são duas rotas alternativas para acesso a Natal ou de quem sai da capital com destino às regiões Central e Oeste do RN. Uma pela BR-406 (Natal-Macau) e RN-118 (Ipanguaçu); a outra pela BR-226 (Triunfo Potiguar-Currais Novos).

Segundo Getúlio, o desvio será construído à montante do rio e a expectativa é liberar o fluxo de veículos no trecho dentro de duas semanas, para acabar com os longos percursos, de até duas horas a mais de viagem, que os motoristas estão tendo que fazer, em rotas alternativas.

Desde a noite desta quarta-feira 3, máquinas escavadeiras estão realizando o trabalho de organização e limpeza da área afetada, para a construção do desvio e, posteriormente, a recuperação do trecho danificado da BR-304.

“Já temos duas escavadeiras trabalhando na limpeza da área, não só da ponte, mas também de cerca de 300 metros de rodovia, em cada sentido, o que representa aproximadamente um quilômetro de área a ser recuperada na BR-304. E iniciamos, na manhã de hoje, a construção do desvio, que será feito à montante do rio. Ou seja, o desvio será feito na lateral da antiga ponte, do lado oposto ao rio, sem nenhum impacto ao meio ambiente, para que possibilitar o tráfego de veículos pesados, como ônibus e caminhões”, explicou.

O superintendente regional do Dnit também explicou como será o processo de construção do desvio. “Será feito o aterramento, com pedras e barro, para depois aplicarmos o asfalto”, disse, lembrando que a ponte levada pela enxurrada tinha acabado de ser restaurada pelo órgão.

Em reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) em Brasília nesta quarta-feira 3, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que vai visitar o Rio Grande do Norte para inaugurar o desvio. “Nos próximos 15 dias, quero me preparar aqui para já anunciar o cronograma da construção emergencial da ponte, para que possamos restabelecer a BR-304 o mais rápido possível, de uma vez por todas, para o povo potiguar”, disse o ministro.

No caso da RN-041, que dá acesso a Santana do Matos e região da Serra de Santana, o Governo do Estado informou que está finalizando os trâmites para contratação emergencial dos serviços de recuperação, de forma a garantir o início dos serviços nesta quinta-feira 4.
 

“Junto ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER), fizemos um levantamento e monitoramento para verificar os custos acerca do rompimento ocorrido na RN-041 em razão das fortes chuvas que vem ocorrendo em todo o estado”, explica Gustavo Coelho, secretário estadual da Infraestrutura.

“A coleta de custos foi para a contratação dos serviços emergenciais que já iniciam nesta quinta-feira”, finaliza.

Agora RN

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.