Blog do Dina - Assinatura de ordem de serviço para reurbanização da lagoa do Santarém renova esperança de proprietários de imóveis do entorno


Assinatura de ordem de serviço para reurbanização da lagoa do Santarém renova esperança de proprietários de imóveis do entorno

8 de abril de 2024 às 14:56

Na manhã desta segunda-feira (08), o prefeito Álvaro Dias assinou a ordem de serviço para reurbanização da lagoa de captação do Santarém. A obra é aguardada há anos por proprietários de imóveis do entorno do reservatório que já transbordou inúmeras vezes desde que foi construído há cerca de 30 anos. As condições para a execução da reurbanização começarão a ser planejadas em 2020, quando a vereadora Nina buscou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Com a garantia da execução pelo prefeito, em 2021, a vereadora conquistou o apoio do deputado federal General Girão para a obra. 

“Levei o deputado General Girão para conhecer a realidade e o sofrimento dos moradores do entorno da lagoa de captação do Santarém. E, no ano seguinte, ele destinou R$ 2,5 milhões emenda impositiva para a obra”, relembrou a vereadora Nina. “Hoje, tivemos o prazer de prestigiar a assinatura da ordem de serviço de reurbanização de lagoa do Santarém e da construção da pista de skate bowl”, comemorou. “Essa obra servirá também de estímulo para outras reurbanizações de lagoas, afinal, muitas ainda precisam de ação”, concluiu.

A reurbanização da lagoa de captação do conjunto Santarém é a esperança para famílias como a da fotógrafa Verônica Macedo, que foi uma das primeiras moradoras do local e já perdeu as contas de quantas vezes perdeu móveis e eletrodomésticos sempre que o reservatório transbordou. Ao longo de quase 30 anos, a família dela foi desistindo de persistir em morar no terreno onde construíram cinco casas para todos os irmãos. 

“Todos foram embora. Só restamos eu e minha mãe. Em novembro passado, nós também abandonamos a casa, quando a água subiu 2,4 metros e não conseguimos salvar nada. Minha mãe tem 87 anos e ainda sonha em voltar pra casa dela. A notícia da reurbanização da lagoa nos dá esperança, pois já tínhamos desistido de ver algo ser feito”, disse Verônica.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.