Blog do Dina - Engorda de Ponta Negra Afunda na Burocracia e Justiça Determina Suspensão da Licitação


Engorda de Ponta Negra Afunda na Burocracia e Justiça Determina Suspensão da Licitação

10 de abril de 2024 às 19:07

Engorda da Praia de Ponta Negra: Entre Ambições e Obstáculos Burocráticos

A saga da engorda da Praia de Ponta Negra, um dos cartões postais de Natal, acaba de ganhar mais um capítulo — e não, não é um daqueles capítulos que nos enchem de esperança. Ao contrário, é mais uma cena de uma novela burocrática que parece não ter fim. Dessa vez, o enredo se complica com um Mandado de Segurança proposto pelo Consórcio JDN - EDCON, apontando o dedo para supostas irregularidades na licitação conduzida pela SEINFRA, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Natal.

O consórcio alega ter encontrado nada menos que 22 irregularidades nos documentos de habilitação dos concorrentes, uma acusação séria que lança sombras sobre a lisura do processo. Se de um lado temos a prefeitura e seus esforços para revitalizar Ponta Negra, do outro, vemos um imbróglio jurídico que promete ser mais um obstáculo para a tão sonhada obra de engorda da praia.

Mas espera, não é essa a mesma praia que, há anos, vem sofrendo com a erosão e com promessas de intervenções que mais parecem miragens? Sim, é ela mesma. E agora, quando finalmente parecia que as coisas iriam avançar, somos confrontados com uma disputa judicial que ameaça paralisar tudo novamente. O que era para ser um projeto de revitalização transforma-se em palco para disputas que, ao fim e ao cabo, quem perde é a cidade e sua população.

A decisão da juíza Eveline Guedes, de suspender o procedimento licitatório, enquanto prudente à primeira vista, coloca em xeque o timing de uma obra crucial não só para o turismo, mas para a própria identidade natalense. É irônico como, em meio a tantas discussões sobre desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, um projeto que visa justamente proteger e embelezar um de nossos maiores patrimônios naturais encontre tantas barreiras.

Ao invés de avançarmos com soluções que beneficiem a comunidade e o meio ambiente, nos perdemos em um labirinto de acusações e tecnicismos jurídicos. Essa não é apenas mais uma história sobre a engorda de uma praia; é um reflexo da dificuldade em transformar planos em realidade, em um contexto onde a burocracia e a disputa pelo poder muitas vezes sobrepõem-se ao bem comum.

Quando será que Ponta Negra verá o fim dessa maré de complicações? A resposta, infelizmente, parece estar tão distante quanto o fim dessa novela burocrática que insiste em ter mais temporadas do que deveria. O que não podemos perder de vista, contudo, é que, por trás de cada documento, despacho e mandado de segurança, existe uma cidade inteira esperando pela chance de ver sua praia, e com ela, seus sonhos, engordarem.