Blog do Dina - Contas de Energia Disparam: Consumidores do RN Sofrerão Aumento de 8,14% na Fatura


Contas de Energia Disparam: Consumidores do RN Sofrerão Aumento de 8,14% na Fatura

17 de abril de 2024 às 15:19

A partir da próxima segunda-feira, dia 22, os consumidores residenciais do Rio Grande do Norte vão sentir um peso a mais no bolso. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou um reajuste de 8,14% nas tarifas de energia no estado.

Esse aumento vai atingir cerca de 1,58 milhão de residências atendidas pela Neoenergia Cosern. Além do RN, o estado de Sergipe também terá reajustes em suas tarifas elétricas.

Os principais motivos apontados pela ANEEL para esse aumento nos dois estados foram as despesas com encargos setoriais, custos de transmissão de energia e ajustes financeiros.

Para a agência, essas mudanças refletem o cenário atual dos custos de energia e têm impacto direto nos bolsos dos consumidores residenciais desses estados. Em Sergipe, a distribuidora ESE (Energisa Sergipe Distribuidora de Energia S.A) terá um reajuste de 1,43%, afetando cerca de 870 mil residências.

Já no Ceará os consumidores residenciais da distribuidora Enel CE (Enel Distribuição Ceará) vão ter uma redução de 3,10% em suas tarifas.  ANEEL explicou que essa redução se deve, em grande parte, à substituição da aquisição de energia por contratação bilateral na modalidade de CCEAR (Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado), com um preço médio mais baixo.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.