Blog do Dina - E se a água que invadiu Porto Alegre tomasse outras cidades como Natal? veja a simulação sobre o tamanho da área afeta


E se a água que invadiu Porto Alegre tomasse outras cidades como Natal? veja a simulação sobre o tamanho da área afeta

9 de maio de 2024 às 13:57

Mapas elaborados pelo escritório de urbanismo Versa sobrepuseram a mancha da área afetada pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre sobre o mapa de diversas capitais brasileiras, entre elas Natal e cidades de fora do País. A ideia é mostrar aos moradores de outros Estados a dimensão da catástrofe no território gaúcho.

Em um primeiro momento, Mincarone reproduziu o mapa para as dez maiores capitais do Brasil. Com a repercussão nas redes sociais, surgiram pedidos para que ela fizesse também para outras capitais brasileiras e cidades estrangeiras, como Londres, Paris, Roma e Berlim.

Na criação dos mapas foi considerada apenas as áreas afetadas pela região metropolitana de Porto Alegre, sem levar em conta o Vale do Taquari e o norte do Estado, que também foram afetados pelas cheias - ou seja, a mancha é, na realidade, ainda maior.

O escritório de urbanismo ressalta ainda que esses mapas apresentam um comparativo de extensão de área afetada, mas não são um mapeamento de áreas inundáveis nos municípios e tampouco de equivalência de população afetada, uma vez que topografia e densidade demográfica variam de cidade para cidade.

Em razão das chuvas, cerca de 11 mil pessoas buscaram acolhimento em abrigos temporários em Porto Alegre. Em todo o Rio Grande do Sul, as chuvas já deixaram ao menos 107 mortos, enquanto 136 pessoas estão desaparecidas. 

Estadão

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.